Grêmio contrata software que ajudou Alemanha a ganhar a Copa do Mundo

A ferramenta usada pela seleção da Alemanha para ganhar a Copa do Mundo agora está a serviço do Grêmio. O clube gaúcho assinou contrato e firmou parceria com a SAP, empresa de software empresarial e que tem um braço esportivo com análise de dados em tempo real e compilação de estatísticas. A plataforma integra acompanhamento do elenco profissional, das categorias de base, jogadores no mercado e também os demais departamentos do clube e fez parte da preparação da equipe de Joachim Löw para o Mundial disputado aqui no Brasil.
 
O negócio foi apresentado nesta quinta-feira, no Campus da Unisinos, na cidade de São Leopoldo e com diversas lembranças ao time nacional alemão. Fotos e camisas da seleção ajudaram a ornamentar o evento. Que tratou de expor as ferramentas que serão instaladas em um prazo de seis a 12 meses na Arena. Desde totens com tablets no vestiário até aplicativos de celular para o torcedor.
 
"Este programa tem a capacidade de analisar o volume de dados em tempo real. Até 65 mil vezes mais rápido do que o tempo de análise convencional. Dando subsídios para decisões mais específicas para os jogos", disse Daniel Duarte, executivo chefe de inovação da SAP.

O rol de usuários do serviço é grande. McLaren, na Fórmula 1, federação alemã de futebol, Hoffenheim e até o Cirque Du Soleil. O exemplo da seleção germânica foi usado na apresentação dos equipamentos, mas com a ressalva de que o projeto de análise poderá ser diferente no Grêmio.

"A Alemanha usou o programa, mas com um foco determinado, para um torneio de 30 dias. O Grêmio terá a mesma ferramenta, mas podendo alterar as definições", comentou Duarte.

Além da análise de vídeos e dados obtidos pelos chips, o vestiário do Grêmio ganhará o chamado Portal do Jogador. Um totem com tablets fixados e com um aplicativo onde estarão compilados os dados do atleta. Desde histórico, ficha técnica e contrato até relatório médico e possíveis exames de imagem anexados. Tudo com acesso privado a cada atleta.

"Os clubes precisam de resultados mais imediatos que outras empresas, então o Grêmio aguarda um retorno mais rapidamente. Em um ou dois anos. Mas este é um passo importante, estamos na vanguarda da área de análise e gestão", definiu o vice-presidente Romildo Bolzan Jr.

Grêmio e SAP não divulgaram os valores da contratação do serviço, mas o clube confirmou que irá bancar um valor mensal de manutenção dos equipamentos. As antenas de captação de dados, câmeras e chips serão instalados já a partir desta semana. Além do negócio, as partes também citam uma parceria que irá implementar o serviço em outras áreas do clube.


EmoticonEmoticon